Toni Morrison
- filosofia ludica
- 4 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2020

''Eu sempre olhei para os atos de exclusão racista, ou insultos, como desprezíveis, para a pessoa que os pratica. Eu nunca absorvi isso. Eu sempre achei que havia algo de deficiente nessas pessoas.''
Toni Morrison
Chloe Anthony Wofford, mais conhecida como Toni Morrison nasceu nos EUA em 18 de novembro de 1931. Formada em Letras, escreveu sobre a vivência das mulheres negras e foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de literatura, em 1993. Lançou seu primeiro romance a em 1970, intitulado ‘’O olho mais azul’’. Neste livro, ela retrata a história de uma jovem da negra que possui demasiado apreço por pele branca. Dessa forma, ela não se conforma por não possuir olhos azuis. Dessa forma, a autora aproveita então o espaço para abordar temas como racismo, feminismo e aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Os quais circundam a mulher branca, com olhos claros e traços finos.
Em 1987, publica o livro ‘’Amada’’ o qual lhe rendeu o prêmio Pulitzer e em 2006 foi eleito pelo New York Times a obra de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos. O primeiro livro de uma trilogia, é baseado em fatos reais e narra a trajetória de uma ex-escrava.
Morrison buscou construir seus personagens de forma que se atrelassem a sua história de vida. Ela faleceu em 2019 e deixou um legado enorme como seu talento.
Referências
댓글