top of page

Lúdica.

Sueli Carneiro

  • Foto do escritor: filosofia ludica
    filosofia ludica
  • 4 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2020


ree
Somos seres humanos como os demais, com diversas visões políticas e ideológicas. Eu, por exemplo, entre esquerda e direita, continuo sendo preta. Sueli Carneiro

Aparecida Sueli Carneiro Jacoel, nasceu em 14 de junho de 1950, na cidade de São Paulo, ingressou na Universidade de São Paulo em 1971, na graduação de filosofia, ingressou nos entre 1971 e 1980, que se aproxima dos movimentos negro e feminista. Sueli Carneiro reflete sobre o feminismo negro e ativismo antirracismo do movimento social negro brasileiro. Como reflexo de sua formação acadêmica,criou o Geledés – Instituto da Mulher Negra, em 1988, ressaltando a importância do recorte de raça no debate do feminismo é também umas das grandes intelectuais do movimento feminista negro no Brasil,a sim como Lélia Gonzalez.


Como constituição do seu pensamento sobre o movimento de mulheres dentro da luta feminista, Sueli aborda o tema ENEGRECENDO O FEMINISMO, o que isso significa, é visualizar, entender compreender a trajetória das mulheres negras no interior do movimento feminista brasileiro. Lelia buscou assinalar, a identidade branca e ocidental da formulação clássica feminista, de um lado; e, de outro, revelar a insuficiência teórica e prática política para integrar as diferentes expressões do feminino construídos em sociedades multirraciais e pluriculturais. Todas as filosofas e intelectuais, ativistas, feminista negras, tem sua visão pautada numa desconstrução de um feminismo branquializado, e realmente querer a igualdade tanto almejada pelo movimento, no entanto entendo que dentro do grupo total, há se uma variedade de mulheres, uma variedade de vivências.


Com sua indignação por ter sofrido racismo, Sueli começa a escrever pautas antirraciais, desconstrução da sociedade patriarcal, fundar Institutos para dá espaço para as falas das mulheres negras.

Para feministas negras acabar com essa separabilidade entre raça e gênero,entender que existe uma gama de características entre as mulheres, necessidades peculiares. Essas óticas particulares vêm exigindo,paulatinamente, práticas igualmente diversas que ampliem a concepção e o protagonismo feminista na sociedade brasileira, salvaguardando as especificidades. Isso é o que determina o fato de o combate ao racismo ser uma prioridade política para as mulheres negras.



Para entender um pouco mais sobre a sua participação e importância dentro do feminismo recomendamos estes vídeos, que Sueli fala um pouco mais sobre o movimento.





Referências gerais

1- CARNEIRO. Sueli e SANTOS, Tereza. Mulher negra. São Paulo, Conselho Estadual da Condição Feminina/Nobel, 1985

2- https://www.geledes.org.br/mulheres-em-movimento/ - mulheres em movimento, por Sueli Carneiro

3- Sueli Carneiro - gênero, raça e ascensão social. https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16472/15042










 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
JOGO DA MEMÓRIA

Conversar com crianças sobre determinados temas é uma tarefa difícil, certo? Mas como se sabe, a família detém um papel importante no...

 
 
 

Comments


Sigamos sempre juntas.

''Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.''  Angela Davis
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Yelp Branco
bottom of page